O que é dureza e qual é sua importância em diferentes aplicações

Como funciona o tratamento térmico em esferas de aço
13/06/2017
Rugosidade e sua importância em diferentes aplicações
13/06/2017
Exibir tudo

O que é dureza e qual é sua importância em diferentes aplicações

Dureza é uma medida que estima o quanto um material sólido resiste a deformações permanentes quando uma força é aplicada nele. Existem diferentes modos de se avaliar a dureza dos materiais e com isso criaram-se diferentes escalas de dureza.

Os materiais sólidos tem normalmente 3 respostas a aplicação de uma força neles, dependendo da intensidade e do material:

1.Elasticidade:

É a capacidade de temporariamente mudar de formato, mas retornar ao formato original quando a força é removida.

2. Maleabilidade:

É a capacidade de permanentemente mudar de formato, mas continuar em um pedaço só. O limite da maleabilidade é o resultado das escalas de dureza que iremos ver nesse post.

3. Ruptura:

É a divisão entre 2 ou mais pedaços após a aplicação da força.

Escala Rockwell (HR)

A escala de dureza utilizada na medição de esferas de aço é a Escala Rockwell. Essa escala é baseada no nível de penetração de uma ponta de diamante no material. A escala Rockwell possui 7 variações denominadas por letras: Rockwell A, B, C, D, E, F, G.Para medir a dureza de esferas de aço que possuem tratamento térmico, a escala mais utilizada é a a Rockwell C. Já a dureza de esferas de carbeto de tungstênio é medida através da escala Rockwell A.

Escala Brinell (HB)

A escala de dureza Brinell é medida através da penetração de uma esfera de carbeto de tungstênio de diversas medidas na superfície dos materiais a serem testados. Foi a primeira escala de dureza utilizada amplamente no mercado siderúrgico.

Escala Mohs

A escala de Mohs é utilizada principalmente com minerais, porém é também utilizada para medir a dureza de vidros. Nessa escala de 1 a 10, o número 10 é o diamante, mineral que consegue riscar todos os outros. O número 9 é a safira, o mineral que risca todos menos o diamante e assim por diante. O vidro está no nível 6 da escala Mohs.

Escala Vickers (HV)

A escala Vickers também utiliza uma ponta de diamante como penetrador com uma grande vantagem: um único penetrador realiza a medição de qualquer material. Por esse motivo a escala Vickers é aplicada em metais, cerâmicas, medições de nano dureza entre outros.

Qual a importância da dureza nas esferas de aço?

A dureza das esferas de aço é crucial em aplicações de alto desempenho mecânico, como rolamentos e moagem. Porém, a elasticidade e maleabilidade também são importantes. Por exemplo, as esferas de aço carbono cementadas podem ter dureza superficial similar às de aço cromo, mas o último tende a ser mais resistente devido à sua maior elasticidade e maleabilidade.

A Multiesferas está preparada para te ajudar a encontrar o material perfeito para que você consiga mais eficiência e melhores resultados. Entre em contato com a gente. Fornecemos esferas e muito mais para diversas aplicações. Fique ligado sempre em nosso blog!

1 Comentário

  1. Oração disse:

    Excelente artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *