Como o tamboreamento ajuda no processo de polimento brilhante para joias

Qual a necessidade da separação de peças no tamboreamento
13/06/2017
Quais são os equipamentos de tamboreamento
13/06/2017
Exibir tudo

Como o tamboreamento ajuda no processo de polimento brilhante para joias

Neste artigo, que marca o fim da série sobre os principais usos do tamboreamento, vamos falar sobre como o processo atinge resultados tão delicados e altamente especializados como o polimento de joias, dando um acabamento perfeito.

Joias e bijuterias

Joias e bijouterias são peças em que o aspecto visual é o que as tornam de boa ou má qualidade. Por muito tempo, o acabamento manual era a única solução para se criar peças com uma superfície impecável.

O tamboreamento surgiu, e com ele, processos foram desenvolvidos para reduzir a necessidade de acabamentos manuais, aumentando a produtividade sem abrir mão da qualidade visual das joias.

Como as bijuterias são confeccionadas?

Normalmente bijouterias são confeccionadas em latão, zamack, inox ou baixa fusão. As peças usinadas ou estampadas por exemplo, necessitam de rebarbação e nivelamento da superfície. Para esse passo são utilizados chips plásticos formados por resina uréica ou poliéster e finos grãos abrasivos de quartzo.

Após a rebarbação, as peças são chamadas de “brutos”, pois ainda precisam passar por banhos químicos de ouro, prata, cobre, entre outros).

Como é feito o acabamento das peças?

As peças que passam por banhos galvanoplásticos ainda assim podem necessitar de tamboreamento, porém para elevar o brilho dos banhos ou criar efeitos de ouro velho, prata velha, etc. Para esse tipo de acabamento, são utilizadas esferas de aço inox ou esferas de vidro, dependendo do material da bijouteria.

Multiesferas e o polimento de joias

A Multiesferas possui os todos os insumos citados para você atingir o melhor polimento em suas joias, confira aqui.

1 Comentário

  1. Roberto maia disse:

    Valores das máquinas turbo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *