Como é o tamboreamento pode ser parte do processo de manafatura

Qual é a estrutura e conhecimento para testar peças para clientes dentro do tamboreamento
13/06/2017
O que é rebarbação
13/06/2017
Exibir tudo

Como é o tamboreamento pode ser parte do processo de manafatura

Em nossos últimos artigos, falamos em linhas gerais sobre o que é o tamboreamento, suas vantagens e detalhamos os insumos mais comumente usados. Mostramos que a Multiesferas tem o know-how e a estrutura para atendê-lo na escolha do material correto para implementar esta operação. Neste artigo, falaremos sobre essa implementação no contexto do processo de fabricação.

As operações de tamboreamento podem ser integradas a outras etapas do processo de fabricação, como remoção de materiais, tratamento térmico, desincrustação e pintura. Para otimizar o fluxo entre processos, é crucial posicionar as máquinas de vibroacabamento o mais próximo possível da etapa anterior, minimizando o tempo de transferência de peças.

Em casos em que a peça necessita de tratamento térmico, muitas vezes é vantajoso realizar a rebarbação antes do processo. Contudo, em algumas situações, as rebarbas podem ser removidas com mais facilidade após o tratamento térmico, permitindo que o vibroacabamento seja realizado simultaneamente à desincrustação

Qual é a importância do controle de qualidade 

O tamboreamento não deve ser um processo para corrigir erros cometidos na fabricação de peças. O controle de qualidade adequado de peças vindas da fabricação é essencial para garantir a uniformidade da qualidade do vibroacabamento.

Caso não seja possível garantir que as peças tenham uma qualidade uniforme durante a produção, como é o caso de algumas peças fundidas, é possível obter bons níveis de polimento, porém utilizando ciclos muito mais longos no tamboreador.

Como o ciclo de tamboreamento pode servir como controle na qualidade de peças

O  ciclo de tamboreamento pode servir como um controle sobre a qualidade das peças fabricadas. Se o tempo necessário para o tamboreamento aumenta em alguns lotes, as peças podem estar deixando o processo de fabricação com um nível de qualidade abaixo do esperado. Ciclos de acabamento mais curtos, menos custos e aumento de produtividade dependem também de ferramentas e equipamentos afiados e calibrados, e claro, insumos corretos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *