O que é zircônio e por que ele é utilizado na moagem de pigmentos

Quais são os equipamentos de tamboreamento
13/06/2017
Qual é a diferença entre esferas de zircônio sinterizadas e eletrofundidas
13/06/2017
Exibir tudo

O que é zircônio e por que ele é utilizado na moagem de pigmentos

Vamos explorar um dos principais materiais da indústria de moagem, especialmente na mistura de pigmentos: a Zircônia. Originado do zircônio puro, um metal branco acinzentado e de baixa toxicidade, é altamente resistente à corrosão, sendo utilizado até mesmo no revestimento de reatores nucleares.

Obtido através do Silicato de Zircônio (ZrSiO4), o Óxido de Zircônio (ZrO2), conhecido como Zircônia comercialmente, é amplamente reconhecido por suas excelentes características:

  • Alta resistência à fratura

  • Alta resistência à flexão

  • Alta resistência à tração

  • Alta resistência à abrasão

  • Alta resistência à corrosão

Por esses motivos, a Zircônia tornou-se a matéria prima para produção de esferas cerâmicas utilizadas principalmente em moagem e trituração de materiais, que você encontra na Multiesferas em diferentes composições e durezas.

Quais são as características mais interessantes das esferas de zircônia?

Uma das características mais interessantes das esferas de zircônia é a sua capacidade de transformação estrutural em situações de estresse mecânico. Essa transformação na forma das moléculas permite que as esferas não sofram microfissuras durante o atrito ou o impacto, e com isso, sua durabilidade aumenta consideravelmente em comparação a outras esferas cerâmicas, como as de Alumina, por exemplo. Sendo por isso largamente utilizadas em operações de moagem.

Se quiser saber mais à fundo sobre este material, sobre a preparação para a produção de esferas cerâmicas e características de sua estrutura, veja aqui o Catálogo da Multiesferas: Óxido de Zircônio – Zircônia.

E em nosso blog, você poderá acompanhar mais artigos sobre moagem, misturas e muito mais dentre o que a Multiesferas oferece. Confira aqui o índice de artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *