O que é rebarbação
13/06/2017
Tamboreamento na preparação da superfície para banhos e pinturas
13/06/2017
Exibir tudo

O que é polimento

Nesse artigo vamos conhecer mais sobre o polimento de peças através do tamboreamento. É um processo que pode ser já de acabamento da peça ou para a preparação dela para receber pintura ou outros tratamentos.

O polimento é um processo essencial para a obtenção de superfícies lisas e espelhadas em peças metálicas. Geralmente, é realizado utilizando chips no formato de esferas feitos de aço inoxidável ou mídias de alumina/porcelana.

Qual é a importância do polimento?

A importância desse processo reside na eliminação de imperfeições superficiais. Peças com uma aparência fosca tendem a apresentar grãos com ranhuras não uniformes em sua superfície. As mídias de polimento, quando aplicadas sob pressão nas peças, comprimem essa superfície, suavizando e nivelando os grãos.

É crucial que a força aplicada pela mídia exceda o limite elástico do metal para que o processo de polimento seja eficaz. Caso contrário, não surtirá o efeito desejado nas peças.

Se no processo de tamboreamento, uma peça não consegue atingir a superfície desejada é provável que a mídia não esteja conseguindo compactar os grãos, devido a um erro na quantidade necessária de mídia, ou a mídia utilizada não seja dura ou densa o suficiente, ou a rugosidade da superfície da peça é muito alta, sendo necessário outro processo mais agressivo antes do tamboreamento.

Para um perfeito funcionamento do processo é importante que todo o sistema (mídia, máquina e peças) estejam livres de graxas, óleos, ácidos, sais e abrasivos. Para isso, recomenda-se que o primeiro passo ao iniciar um novo lote de peças seja utilizar compostos de limpeza, eliminando a água turva, até que o sistema esteja limpo. O segundo passo é o polimento em si, com a utilização de compostos que auxiliem o movimento da mídia com as peças.

Equipamentos vibratórios de fluxo de água constante são mais recomendados para essa aplicação, pois vão limpando o sistema continuamente e os compostos de polimento podem ser aplicados automaticamente. O polimento em máquinas vibradoras é um processo normalmente muito rápido, variando de 10 a 30 minutos por lote.

1 Comentário

  1. Polimento Inox disse:

    nossa muito legal esse conteudo sobre Polimento Inox esse site tem algumas informações legais tbm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *